sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Resumo do Livro : Os Lusíadas

Autor: Luis de Camões.

Proposição:

As primeiras estrofes relatam o motivo de se contar a história de portugal:Exaltar o povo português,uma vez que eram o primeiro país a se desenvolver.

Invocação:

O poeta convoca as deusas do Rio Tejo.

Dedicatória:

O livro é dedicado a Dom Sebastião o messias.

Episódios Notáveis:

Consílio dos Deuses do Olimpo:Discutem o futuro das navegações portuguesas.Baco teme que eles suplantem seus feitos no Oriente.Netuno fará oposições aos navegadores. Vênus e Marte protegem os navegadores. Júpiter decide ir a favor dos navegadores.

Inês de Castro: Epanhola que é condenada pelo crime de amar um príncipe, com quem ela teve 4 filhos. Diz a lenda que, tresloucado, o príncipe teria desenterrado Inês,coroando depois da morte e teria obrigado a corte beijar a mão da rainha-defunta.

Velho de Restelo : Não ouve velho,existiu uma ideologia contrária as navegações.O Velho de Restelo simbolizava duas grandes entidades, a Igreja Católica e os Senhores Feudais.Uma vez que, ambos não aceitavam as navegações,por que o Velho de Restelo era medieval, e o navegador Vasgo da Gama era um renascentista.

Gigante :Não existiu nenhum gigante,apenas existiu o medo do naufrágio,que fez os portugueses enxergarem nas rochas um gigante.Esse lugar era chamado de Cabo Adamastor.

Crime : Quando as caravelas chegaram a Melinde para abastecer,o rei de Melinde perguntou como era Portugal, o que tinha ocorrido de bárbaro por lá. Vasgo da Gama conta então Da morte de Inês uma espanhola.Inês foi morta a pedido de Dom Afonso, pai de Dom Pedro com quem ela tem quatro filhos. Dom Afonso manda matar Inês , com medo de que seus filhos assumissem o trono.Depois de morta Inês é coroada rainha.

A Ilha dos Amores : Não ouve ilha.Trata-se de uma metáfora da comemoração do sucesso dos portugueses. Nessa passagem é abordado as orgias e a embriaguez da tripulação e capitão.Tétis mostra maquina do mundo,uma espécie de miniatura do universo.E mostra onde os lugares que iriam ficar a bandeira de Portugal inclusive no Brasil.

Epílogo:

O final da obra é triste.Parecia que as profecias do velho Rastelo se materializa e a obra se torna melancólica até a chegada em Portugal.


Por : Enrica Lombardi


Nenhum comentário:

Postar um comentário