sábado, 7 de agosto de 2010

Chernobyl.




A Cidade do Zumbis.

E uma cidade ao norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "grama negra".

Zona de Alienação é um raio de 30 Km do centro do desastre nuclear de Chernobyl. Milhares de moradores se recusaram a deixar o local, mesmo sabendo do terrível perigo de viver em uma zona radioativa. Ao longo das décadas esta população foi diminuindo (Sua população tinha sido de cerca de 50.000 antes do acidente.) e hoje não passa de 400.

Na madrugada do dia 25 de Abril de 1986, 176 funcionários realizavam testes no bloco 4 da Usina Nuclear Vladimir Ilych Lenin. Quando iniciados, ocorreu uma série de explosões que fez a tampa de cimento sobre o reator levantar 14 metros (o peso da tampa era de aproximadamente 1200 toneladas). Seus destroços se espalharam por 2 km.
A explosão permitiu a entrada do ar. O ar reagiu com o bloco do moderador que é feito de grafite formando monóxido de carbono, um gás inflamável e que provocou o incendiamento do reator. Ao redor da usina surgiu então uma corrente de vapor radioativo que liberava urânio e grafite. Do buraco milhões de partículas de fogo sobem a mil metros pelo céu.

Os soldados foram enviados para medir a radiação. No começo da tarde a leitura era de 200 mil milionésimos de Roentgen (15 mil vezes acima do normal), à noite o nivel subiu para 600 mil vezes acima do normal. Isso ocorreu porque o reator ainda estava queimando e espalhando mais radiação. Em teoria, um ser humano pode absorver até 2 Roentgen por ano sem ser afetado, porém com mais de 400 Roentgen o corpo está letalmente contaminado. No primeiro dia após o acidente os habitantes absorveram 50 vezes a dose inofensiva. Já na base da usina os níveis de radiação eram muito maiores, chegavam a 2080roentgens.

No dia 27 a população ainda não havia sido alertada da situação, somente às 14 hrs desse dia o exército informou que Pripyat deveria ser completamente evacuada. Nesse tempo uma nuvem de radiação se espalhou por mais de 1000 km sobre a Rússia. A Suécia detectou níveis elevados de iodo e cobalto embora não houvesse vazamento ou problema algum na central. Através da embaixada de Moscou a Suíça avisou então organizações relacionadas a energia atômica que suspeitava de ventos trazendo radioatividade da URSS. Só no dia 28 foi assumido o acidente nuclear na República da Ucrânia.

O Acidente contribui para que coisas " bizarras" acontecesse como anomalias genéticas em todos os seres que habitavam lá.Foi uma tragédia que impediu muitas pessoas de viver, impediu lugares de serem abertos como um parque que iria se inaugurar em 1 de maio.A tragédia impediu muitas coisas. Mais não tirou o sorriso de quem vive lá até hoje.

Após o acidente de Chernobyl foram criadas várias histórias em torno do mesmo, todas com o mesmo enredo de que sobreviventes do acidente teriam se tornado Zumbis. Lendas que são sempre retratadas em filmes e até em vídeos postados na internet.


Por: Enrica Lombardi




2 comentários: